Vinho e pizza

Vinho e pizza: Saiba como fazer a melhor combinação

by admin

Vinho e pizza: existe uma combinação mais perfeita para os amantes de massa? É quase impossível não ficar com água na boca quando você sente o cheiro ou vê uma imagem de uma deliciosa pizza, mas ela fica ainda mais irresistível quando vem acompanhada de um bom vinho.
O problema é que fazer essa harmonização não é uma tarefa fácil para todas as pessoas, ainda mais para aquelas que acreditam que é preciso estudar muito para acertar na combinação. Mas acredite, isso pode ser mais fácil do que você imagina.

Quer saber mais sobre isso? Continue lendo este post e descubra qual o melhor vinho para o seu sabor favorito de pizza. Confira:

Vinho e pizza de mussarela

Antes de combinar o vinho e pizza de mussarela, é preciso que você tenha em mente que o queijo usado nessa massa faz com que o sabor do sal e da gordura prevaleçam por mais tempo. É justamente por isso que você precisa apostar em vinhos que tenham uma alta acidez.

Assim, se você prefere vinhos brancos, escolha um bom Chardonnay encorpado e com toque amanteigado. Agora, se você não dispensa um bom vinho tinto, invista em um Merlot originado da Serra Gaúcha.

Ao seguir essas dicas, você não irá errar na hora de harmonizar um bom vinho com a sua pizza favorita. Além disso, ainda poderá intensificar o sabor do queijo nesse tipo de massa.

Pizza de calabresa e vinho

Nada melhor do que tomar uma boa taça de vinho enquanto degusta uma fatia de pizza de calabresa. Na verdade, essa é uma combinação perfeita, quando você escolhe a bebida adequada nesse caso.

Por ter uma grande quantidade de calabresa, que tem um sabor intenso e salgado, é recomendado tomar um vinho que seja capaz de refrescar e limpar o paladar. O problema é que existem poucos vinhos que podem promover esse efeito.

De maneira geral, existem apenas três opções de vinho que combinam com esse sabor de pizza: o Jerez, o Riesling e o Cabernet Sauvignon. Eles têm um sabor levemente adocicado e amendoados, perfeitos para promover um frescor no paladar.

 

Vinho e pizza de frango com catupiry

A pizza de frango com catupiry é uma das mais deliciosas e pedidas pelos nossos clientes. O motivo disso é que ela é capaz de harmonizar de maneira perfeita o sabor suave do frango com a cremosidade que apenas o queijo catupiry pode oferecer.

Para não quebrar esse equilíbrio perfeito, essa pizza deve ser combinada com um vinho mais delicado, que não se sobressaia com os dos demais ingredientes. Nesse caso, o Pinot Noir é o indicado, pois além de ter corpo leve, ele tem uma acidez discreta.

Além disso, um vinho rosé combina muito bem com sabores de pizzas delicados como a de frango com catupiry.

 

Pizza portuguesa

Se a sua pizza favorita é a portuguesa, então você sofre para encontrar um bom vinho que combine com esse sabor, certo? Isso ocorre pelo fato dessa pizza ser composta por uma variedade de ingredientes com sabores e texturas diferentes, que torna a harmonização com um bom vinho complicada.

Diante dessa grande diversidade de sabores, as suas opções de bebidas se restringe aos vinhos produzidos com as uvas Merlot. Elas têm um sabor intenso e o corpo forte para combinar com o ovo e o presunto ao mesmo tempo.

Assim, não pense duas vezes na hora de escolher o vinho Merlot quando comer uma boa fatia de pizza portuguesa. Sem dúvida, você poderá saborear melhor essa deliciosa massa.

 

Vinho e pizza de quatro queijos

Quando se trata da combinação de vinho e pizza de quatro queijos, não adianta seguir as mesmas indicações de bebidas para a pizza de mussarela. Por quê? A combinação de gorgonzola, mussarela, parmesão e catupiry faz com que ela tenha uma intensidade maior que aquela elaborada apenas com um tipo de queijo.

Nesses casos, o teor de gordura do queijo é mais elevado, o que combina com vinhos mais ácidos. Alguns exemplos desses tipos de bebidas são o Pinot Noirs e Barberas, assim como os espumantes. Isso porque, eles são capazes de limpar o paladar como nenhum outro tipo de vinho é capaz de fazer.

 

Pizza marguerita

Essa é considerada uma das pizzas mais tradicionais, delicadas e leves que existem. O motivo disso é que ela tem uma combinação de apenas três ingredientes: a mussarela, os tomates e o manjericão. Por isso, essas pizzas exigem uma bebida à altura.

Aqui, o ideal é combinar a pizza marguerita com uma boa taça de vinho Sangiovese ou Chanti. Essas bebidas têm uma acidez que se harmoniza tanto com a gordura do queijo mussarela, quanto com os sabores herbáceos leves do manjericão e dos tomates que são a marca registrada dessa tradicional e deliciosa pizza.

 

Vinho e pizza de atum

Diferente dos demais peixes, o atum se caracteriza pelo seu sabor forte e marcante, sobretudo na pizza. Ele pode ficar ainda mais intenso por causa da sua combinação com ingredientes como a cebola e os ovos, por exemplo.

O segredo para harmonizar pizzas com sabor tão intenso é apostar em um bom vinho rosé. Ele tem a estrutura e corpo de um vinho tinto com o frescor de um vinho branco. Dessa forma, é possível obter uma combinação perfeita de vinho e pizza e ainda desfrutar dos sabores de ambas essas delícias.

 

Agora que você desvendou os segredos da combinação de vinho e pizza, o que acha de experimentar novos sabores? A dica aqui é que na próxima vez que você e seus amigos se reunirem para degustar dessa deliciosa massa, peçam uma bebida de acordo com as características do sabor da pizza que for pedida.

Sem dúvida, vocês irão se surpreender ao descobrir as delícias que apenas a harmonização da pizza e vinho são capazes de proporcionar. Para não errar, no pedido busque sempre analisar a intensidade de sabores e composição dos ingredientes da pizza, com uma bebida que os suavizem ou os deixem mais fortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright 2016 Delucca Pizzaria | Criado por Primesites